sábado, 24 de janeiro de 2009

Aqueles momentos dolorosos no Cais de Alcântara no dia 24 de Janeiro de 1971 ...










Foi realmente há 38 anos acabados de perfazer ...
Eu tinha vindo 3 dias antes para assegurar lugares nos camarotes para os oficiais e sargentos da minha companhia e evitei assim o cortejo ferroviário da ululante e feérica saída de Viana de Castelo. Segundo me contaram, ficou generalizada a impressão de que toda aquela Nobre Cidade tinha vindo à Estação para se despedir de nós. Viva Viana do Castelo !
Não quero recordar como foi dolorosa a despedida da minha noiva e da minha família, todos no cais, com as lágrimas nos olhos mas impondo-se a si próprios um pungente e arrepiante silêncio.
Foram facadas autênticas. Depois vim sangrar a dor para dentro do navio e não me lembro de quase nada desde que os sons intensos e vibrantes daquele "Niassa" o fizeram tremer todo e se espalharam por quilómetros em redor, anunciando que aquele afastamento físico era mesmo a sério e nada havia a fazer para o adiar ou anular, pelo que assaltou-nos desde logo na mente a perturbadora ideia de que alguns ou mesmo muitos de nós não sabiam se iria ser possível regressar aquele cais, ao ponto exacto de partida, para de novo estar junto daqueles entes amados que ficavam no cais a olhar para nós com aquelas sonoras lamúrias e aqueles choros repetidos que jamais dará para esquecer.
Mas que embrulhada aquela em que nos tinhamos metido !
E enquanto o navio se afastava do cais, lá íamos tentando olhar para a barra do Tejo e para o desconhecido e já inquietante destino, ainda sem saber que ondas de 6 a 8 metros estavam à nossa espera para nos martirizar mais ainda durante dois dias de enjoo fortíssimo, de muito mal estar e de uma já imensa falta de paciência para aturar tudo aquilo ! ! ! ! !
Devíamos ter saltado borda fora ... ! Mas por qualquer estranho motivo não o fizemos !
Aqui estão algumas fotos desses dramáticos momentos da largada de Alcântara e da longa viagem que se seguiu ...
FOTOS: De cima para baixo: 1ª.-Alf. Manuel Alves de Sá, Eu e Alf. Manuel Morais no Cais (dos Tormentos) de Alcântara; 2ª. Eu e os meus pensamentos; 3ª. Fur. Martinez, Eu, Alf. Manuel Morais; 4ª. e 5ª. Festa da 3310 a bordo (Cap.Pina, Sá, Morais, os Sargentos, etc.; 6ª. Alf. Sá, Alf. Martins (da 3309) e eu; 7ª. Eu e Lourenço Marques a espreitar.

Sem comentários: