quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

RMM - B CAÇ 3834 - RESUMO - FACTOS E FEITOS MAIS IMPORTANTES


Este documento, designado "RESUMO - FACTOS E FEITOS MAIS IMPORTANTES" constitui o Relatório de Actividades da Comissão de Serviço em Moçambique do Bat. Caç. 3834.
Pode verificar-se a intensidade invulgar das operações e os resultados provocados ao IN particularmente pelos meus heróis favoritos, os meus companheiros de armas da 3310, sem esquecer o mérito das restantes Companhias, sobretudo da 3309 e da 3311. Algumas operações foram conjuntas com a 2793, algumas outras com a 1ª. Companhia e Comandos de Moçambique e tantas outras com a 3ª. Companhia de Comandos de Moçambique, cujos camaradas sempre muito nos honraram e muitas vezes nos valeram e ajudaram, fazendo verter o seu próprio sangue, o seu suor e as suas lágrimas junto aos nossos da 3310. REALMENTE, o Bat. Caç. teve 19 mortos em combate, dos quais 14 foram da 3310, 4 da 3309 e 1 da 3311. Estes números não coincidem com o que consta do Relatório, feito em 15 de Janeiro de 1973, onde se assinalam 16 mortos em combate, no total. Estas baixas particularmente pesadas ficaram a dever-se ao enorme esforço operacional desenvolvido em 3 módulos permanentes de acção: - defesa da quadrícula nos aquartelamentos de campanha, protecções a colunas de reabastecimento e algumas operações ofensivas normalmente sempre com sucesso (enquanto os efectivos o foram permitindo, já que a certa altura as baixas da 3310 entre mortos, feridos e doentes eram de tal maneira que só com bastante dificuldade se conseguia planear e concretizar uma operação de ataque). Por outro lado, as condecorações das Unidades do Batalhão também atestam de certo modo o que foi a actividade das três Companhias operacionais do Batalhão, apesar de o Relatório se mostrar incompleto, pois houve ainda várias outras condecorações e muitos louvores atribuídos após a sua elaboração.
Espero que aproveitem o documento e que os relatos ajudem a enquadrar melhor os factos que cada um guardou mais ou menos intensamente nas suas memórias.
Aguardo comentários !
Enorme abraço para todos.

A V I S O - ESTE RELATÓRIO ESTÁ FORMATADO EM PDF, O QUE INVIABILIZA A SUA INSERÇÃO NO BLOGUE. DAÍ QUE DEVA SER PEDIDO O SEU ENVIO INTEGRAL ATRAVÉS DO EMAIL: albuquerquedias@gmail.com
JAD

2 comentários:

Carlos Vardasca disse...

Será possível enviarem-me o dito relatório.
Um abraço
Carlos Vardasca

Antonio dos Santos disse...

Sera possivel que me pudessem enviar este relatorio.